ADMINISTRAÇÃO DE DUPLICATAS A RECEBER

  1. Introdução

    1. Junto com estoques, representam maior parte do circulante

    2. Administração financeira deve minimizar investimentos

  2. Política de crédito: determinações quanto a seleção, padrões e condições de crédito

  3. Seleção de Crédito: determinar se o crédito deve ser concedido a um cliente e o limite quantitativo a ser concedido

    1. Estudo dos 5 C do Crédito

      1. Caráter

      2. Capacidade de pagamento (liquidez e endividamento)

      3. Capital (solidez financeira indicada pelo patrimônio líquido)

      4. Colateral (ativos disponíveis para garantir o crédito)

      5. Condições (influência da conjuntura que pode afetar as partes)

    2. Obtenção de Informações

      1. Demonstrações contábeis e financeiras

      2. Empresas prestadoras de serviços (Dun & Bradstreet, Serasa, SCI, SPC)

      3. Publicações especializadas em indicadores padrões

      4. Trocas diretas de informações de crédito

      5. Vendedores

      6. Visita as instalações da empresa e entrevistas com seus executivos

    3. Análise das Informações

      1. Objetiva

      2. Subjetiva

  4. Padrões de Crédito: requisitos mínimos exigidos para a concessão de crédito a um cliente com segurança

    1. Mudanças nos padrões acarretam variações

      1. Volume de vendas

      2. Investimento em duplicatas a receber

      3. Perdas com devedores incobráveis

      4. Despesas gerais de crédito e cobrança

    2. Exemplo : A Cia. Beta vende 60.000 unidades anuais a R$ 10,00. O custo variável é de R$ 6,00 e o custo médio unitário ao volume atual de vendas no ano é de R$ 8,00. A empresa pretende afrouxar os padrões de crédito esperando aumento de 5% nas vendas, aumento do período médio de recebimento de 30 para 45 dias e dos devedores incobráveis de 1% para 2% das vendas. O retorno exigido sobre os investimentos da empresa é de 15% ao ano.

A empresa deve afrouxar os padrões de crédito?

  1. Margem de contribuição adicional

(60.000 x 5%) x (10,00 - 6,00) = R$ 12.000

b) Custo do Investimento Marginal em Duplicatas a Receber

Invest. Médio Dup. Receber = Custo Var. Vendas Anuais/Giro de Dup. Receber

Giro de Dup. a Receber = 360/PMC ou (Dup. a Receber x 360)/Vendas Anuais

IMDRatual = (60.000 x 6,00) = 360.000 = R$ 30.000

360/30 12

IMDRprop = (63.000 x 6,00) = 378.000 = R$ 47.250

360/45 8

Custo do Invest. Marginal em Duplicatas a Receber

(R$ 47.250 - R$ 30.000) x 15% = R$ 2.588

c) Custo Marginal dos Devedores Incobráveis

Atual = (60.000 x R$ 10,00) x 1% = R$ 6.000

Prop = (63.000 x R$ 10,00) x 2% = R$ 12.600

Diferença R$ 6.600

d) Decisão: R$ 12.000 - R$ 2.558 - R$ 6.600 = R$ 2.812 Aprovar

  1. Condições de Crédito: especificação dos requisitos para quitação exigidos dos clientes

    1. Condições de crédito compreende:

      1. Desconto financeiro

      2. Período para obtenção do desconto financeiro

      3. Período de crédito

  1. sazonalidade das vendas

  2. política de crédito da concorrência

  3. natureza do produto

  4. conjuntura econômica

  5. prazo de pagamento dos fornecedores

  6. metas gerenciais da empresa




    1. Exemplo de condições de crédito: 5/10 líquido 30

    2. Alterações nas condições de crédito

      1. Exemplo: A Cia. Beta (4.2) pretende introduzir desconto de 2% para pagamento até 10 dias. Espera-se que com o desconto, 60% das vendas serão feitas com desconto e as vendas aumentarão 5%. O PMC deve cair para 15 dias e as perdas com incobráveis cairão para 0,5% das vendas.

O desconto deve ser concedido?

a) Margem de contribuição adicional

(60.000 x 5%) x (R$ 10,00 - R$ 6,00) = R$ 12.000

b) Custo do Investimento Marginal em Duplicatas a Receber

IMDRatual = (60.000 x 6,00) = 360.000 = R$ 30.000

360/30 12

IMDRprop = (63.000 x 6,00) = 378.000 = R$ 15.750

360/15 24

Custo Invest. Marginal Dup. a Receber = (R$30.000 - R$15.750)x15% = R$ 2.138

c) Custo Marginal dos Devedores Incobráveis

Atual = (60.000 x 10,00) x 1% = R$ 6.000

Prop = (63.000 x 10,00) x 0,5% = R$ 3.150

Diferença R$ 2.850

d) Custo dos Descontos Financeiros

(63.000 x 10,00) x (60% x 2%) = R$ 7.560

e) Decisão: R$ 12.000 + R$ 2.138 + R$ 2.850 - R$ 7.560 = R$ 9.428 Aprovar

  1. Política de Cobrança

    1. Tipos de procedimentos

      1. Cartas

      2. Telefonemas

      3. Cobranças pessoais

      4. Empresas de cobrança

      5. Protesto judicial

    2. Política de cobrança Liberal x Rigorosa: efeitos

  2. Gestão dos Recursos Aplicados em Duplicatas a Receber

7.1. Giro de Duplicatas a Receber

      1. Receitas de Vendas a Prazo/Saldo Médio de Duplicatas a Receber

      2. Nº de dias do Período/Período Médio de Cobrança

7.2. Período Médio de Cobrança

7.2.1. Saldo Médio de Duplicatas a Receber x Nº de Dias do Período

Receita das Vendas a Prazo

7.2.2. Nº de Dias do Período/Giro de Duplicatas a Receber

    1. Cronograma de Vencimento de Duplicatas

  1. Exercícios

    1. A Cia. Pesqueira está pensando em estender seu período de crédito de 30 para 60 dias. A empresa vende atualmente 150.000 anzóis ao preço unitário de R$ 3,00. O período médio de cobrança é de 40 dias, os devedores incobráveis são 0,5% das vendas, o custo variável unitário é de R$ 2,30 e o custo total unitário ao volume atual é de R$ 2,60.

A alteração no período de crédito deve aumentar as vendas para 170.000 unidades anuais, aumentar o devedores incobráveis para 2% e estender o período médio de recebimento para 72 dias.

Você recomendaria a alteração supondo que a empresa exija um retorno mínimo sobre os investimentos que faz de 18% ao ano?

    1. Refaça o exercício 8.1, supondo que as alterações sejam em sentido inverso, ou seja, o período de crédito deve ser diminuído de 60 para 30 dias, e assim por diante

    2. A Companhia Gardner efetua todas as suas vendas a prazo e não oferece qualquer desconto financeiro. A empresa está pensando em introduzir um desconto financeiro de 2% para pagamento em 15 dias. O atual PMC é de 60 dias, as vendas anuais são de 40.000 unidades ao preço unitário de R$ 45, sendo os custo variável unitário de R$ 36. A empresa espera que a alteração nas condições de crédito resulte num aumento das vendas para 42.000 unidades, que 70% das vendas sejam feitas com a concessão do desconto e que o PMC caia para 30 dias. Sendo a taxa de retorno exigida sobre os investimentos de igual risco de 25% ao ano, o desconto deve ser oferecido?




BIBLIOGRAFIA: GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. Cap. 18.