Componentes Gerais de uma Bomba Centrífuga


Figura 02: Componentes gerais de uma Bomba Centrífuga


Componentes Estacionários


1. Carcaça

As Carcaças geralmente são de dois tipos: em voluta e circular. Os impulsores estão contidos dentro das carcaças.

  • 1-a. Carcaças em voluta proporcionam uma carga mais alta; carcaças circulares são usadas para baixa carga e capacidade alta.

    Figura 03: Corte de uma bomba mostrando a carcaça em voluta

  • 1-b. A carcaça circular tem palhetas defletoras estacionárias, em volta do impulsor, que convertem a energia de velocidade em energia de pressão. Convencionalmente, os difusores se aplicam a bombas de múltiplos estágios.

    Figura 05: Localização dos Bocais de Sucção e Descarga

    2. Bocais de Sucção lateral / Descarga lateral

    Os bocais de sucção e de descarga são localizados nos lados da carcaça perpendicular ao eixo. A bomba pode ter carcaça bipartida axialmente ou radialmente.

    3. Câmara de vedação e Caixa de Enchimento

    Os termos câmara de lacre e caixa de enchimento, referem-se ambos a uma câmara, acoplada ou separada da carcaça da bomba, que forma a região entre o eixo e a carcaça onde o meio de vedação é instalado. Quando o lacre é feito por meio de um selo mecânico, a câmara normalmente é chamada câmara de selo. Quando o lacre é obtido por empacotamento, a câmara é chamada caixa de recheio.

    Tanto a câmara de selo como a caixa de recheio, têm a função primária de proteger a bomba contra vazamentos no ponto onde o eixo atravessa a carcaça da bomba sob pressão. Quando a pressão no fundo da câmara é abaixo da atmosférica, previne vazamento de ar na bomba. Quando a pressão é acima da atmosférica, as câmaras previnem o vazamento de líquido para fora da bomba. 

    As Câmaras de vedação e caixas de enchimento também podem ser disponíveis com arranjos de resfriamento ou aquecimento para controle da temperatura. A Figura 06 abaixo descreve uma câmara de selagem montada externamente, e suas diversas partes.

     

    Figura 06: Partes de uma câmara de selagem simples


    Componentes Rotativos


    1. Impulsor

    O impulsor é a parte giratória principal, que fornece a aceleração centrífuga para o fluido. Eles são classificados em muitas formas:

    Baseado na direção principal do fluxo em relação ao eixo de rotação Baseado no tipo de sucção Baseado na construção mecânica (Figura 07)

    Figura 07: Tipos de Impulsores

     

     

    2. Eixo

    O propósito básico do eixo de uma bomba centrífuga, é transmitir o torque de partida e durante a operação, enquanto apóia o impulsor e outras partes giratórias. Ele tem que fazer este trabalho com uma deflexão menor que a liberação mínima entre as partes giratórias e estacionárias.

    As junções flexíveis podem ser divididas em dois grupos básicos: elastoméricas e não-elastoméricas


    Componentes Auxiliares


    Os componentes auxiliares geralmente incluem os seguintes sistemas, para os seguintes serviços:

    Os sistemas auxiliares incluem tubulação, válvulas de isolamento, válvulas de controle, válvulas de alívio, medidores de temperatura e termopares, medidores de pressão, indicadores de fluxo, orifícios, refrigeradores do selo, reservatórios dos fluidos do dique/defletor do selo, e todas as aberturas e drenos relacionados.